quinta-feira, 31 de março de 2011

Fundamentos do Handebol


Aula de Educação Física ministrada pela professora Gina Kally, utilizando dos recursos de multimídia da escola.


HANDEDOL

O handebol foi idealizado, na Alemanha em 1919, pelo professor de Educação Física Karl Schelenz, para tornar suas aulas mais dinâmicas. A princípio voltado para as alunas, mas logo os rapazes quiseram experimentar o novo jogo. Era praticado no campo de futebol e cada equipe composta de 11 jogadores. No entanto coube aos suecos adaptarem do campo para quadra, já que durante o inverno estavam impossibilitados de praticar o handebol em local aberto.
Foi nas olimpíadas de Berlim, em 1936, a estreia do handebol de campo, depois saiu, mas voltou para não sair mais do quadro olímpico em 1972, novamente na Alemanha, já como handebol de salão. O feminino estreou em 1976 e o Brasil em 1992.
Surgiu no Brasil em 1930, como handebol de campo, praticado por grupos de colônias estrangeiras e por alguns clubes classistas e equipes de firmas comerciais, mas foi difundido no meio estudantil. Atualmente a Confederação Brasileira de Handebol promove apenas competições de handebol de salão.
FUNDAMENTOS
Movimentos específicos (gesto técnico) que quando bem executados diminui o desperdício de energia e aumenta a eficácia do movimento. São eles: empunhadura, recepção, passe, progressão, drible, finta, arremesso.
ALGUMAS REGRAS
É jogado numa quadra de 40x20m, a partida é dividida em dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo, cada equipe possui 12 jogadores: 6 na linha, um goleiro e 5 reservas, podendo substituir sem necessidade de parar o jogo.
A bola não poderá ser de material escorregadio, e ela terá que passar totalmente pela linha para o gol ser validado. Não é permitido arrancar a bola do adversário e sim tentar tirá-la, como também não é permitido tocar a bola com os pés em nenhuma situação salvo o goleiro dentro de sua área.
Inicia a partida com o tiro de saída, mesmo a equipe tendo 4 jogadores na linha e o goleiro, caso algum deles venha a ser desqualificado cabe ao árbitro decidir se termina o jogo ou não.
O jogador pode receber como punição dois minutos no banco deixando sua equipe com menos um, no 3º dois minutos recebe o cartão amarelo e no 4° recebe o vermelho, ou seja a desqualificação.
Sistemas de ataque
Organização tática para chegar ao gol
É composto pelo: armador, meia, ponta, povo e goleiro que é um importante jogador de contra-ataque.
Sistemas defensivos
Organização tática para evitar que o ataque seja efetivo, ou seja, arremesse e acerte o gol
São alguns: 6x0, 5x1 (os mais utilizados), 4x2, 3x3, dentre outros.
(Texto: Profª Gina Kally Ferreira de Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário